21 de novembro de 2011

O Diário de São Paulo: Conheça o outro lado de Pitty. Cantora conversa sobre as canções intimistas de seu novo projeto ‘Agridoce'.

Música doce para pessoas amargas. É assim que Pitty define sem querer definir seu projeto “Agridoce”, em parceria com o guitarrista Martin Mendonça. Os dois contam que as primeiras composições surgiram de forma despretenciosa há um ano e meio, durante as férias da banda liderada pela cantora baiana. Nada para fazer em São Paulo, Pitty e Martin começaram a sofrer de abstinência musical. “Todo mundo viajou. Aí começamos a fazer encontros musicais, gastronômicos e terapêuticos para reclamar da vida. Dessas reuniões recreativas vieram algumas canções que compartilhamos no Myspace”, conta Pitty, que assumiu o piano, enquanto o parceiro tocava violão.

Para disponibilizar as músicas na internet, eles precisavam de um nome para o projeto. “Aí um dia a Pitty veio com esse nome, Agridoce, que carrega uma dualidade”, conta Martin. “Nem me lembro desse dia. Só sei que não queria colocar Pitty e Martin. Tenho palavras favoritas como lusco-fusco e gosto de agridoce por causa do antagonismo”, comenta a cantora. “O nome combina muito com a sonoridade das canções desse disco: são leves por serem acústicas, mas tem temáticas que nem sempre são palatáveis”, completa o guitarrista. Tanto ele e Pitty citam como influências para este trabalho nomes intimista como os de Nick Drake, Jeff Buckley, Leonard Cohen, Johnny Cash e Sean Lennon. “Eles fazem canções doces, mas que não são leves, nem bobas. São músicas que arranham”, diz Pitty.

Com 12 composições prontas, Pitty e Martin resolveram iniciar as gravações num estúdio instalado numa casa na Serra da Cantareira (SP). Lá passaram 22 dias, acompanhados do produtor Rafael Ramos, responsável pelo selo Vigilante, e do engenheiro de som Jorge Guerreiro. 

A natureza, o silêncio e o isolamento casaram harmoniosamente com as canções de acento folk e letras instrospectivas como “Dançando”, “130 Anos”, “Romeu”, “Upside Down” e “Epílogos”, que soam bem distintas do rock “forte” da banda de Pitty. “Saímos um pouco do mundo real. Nosso celular não pegava dentro da casa, não tínhamos TV, nem internet. A imersão e o isolamento foram completos. Isso foi ótimo”, relata Pitty. O fluxo criativo foi tão intenso que o duo gravou 22 faixas com letras em português, inglês e francês nesse curto período. A única não autoral é a versão de “Please, Please, Please, Let Me Get What I Want”, dos ingleses The Smiths. “Nossa produção rendeu muito lá. Gravamos num esquema mais solto. O disco cresceu criativamente e as composições foram jorrando”, diz Martin.

A dupla não fez nenhum cronograma e deixou a produção acontecer naturalmente. Até o som do ambiente reverbera no disco. “Assim que chegamos à casa, espalhamos os instrumentos pela sala para deixá-los à mão. Nosso engenheiro de som instalou microfones pela casa toda para captar nossas ‘jam sessions’. O ambiente virou um parque de diversões. Isso foi um fertilizante para nós, porque não tínhamos horário para criar”, afirma Martin. O guitarrista conta que os dois não conseguiam parar de compor e gravar, tanto que precisou de um basta da parceira artística. “Um dia, a Pitty chegou para mim e disse: chega de fazer música. E fechamos o disco com o que tínhamos.”

Com o lançamento do primeiro CD, “Admirável Chip Novo”, em 2003, Pitty acabou se tornando uma espécie de representante feminina do rock nacional. À frente da banda formada por Peu, guitarrista que foi substituído por Martin, Joe (baixo) e Duda (bateria), a artista lançou outros dois álbuns de estúdio bem-sucedidos: “Anacrônico” e “Chiaroscuro”, além dos dois discos ao vivo, “(Des)Concerto ao Vivo” e “A Trupe Delirante no Circo Voador”. 

Desde o início, a cantora que começou a carreira em Salvador, onde integrou as bandas Shes e Inkoma, sempre teve fama de durona. Sua atitude roqueira contrastava com a das divas do axé de sua cidade natal. Agora, tem causado estranhamento com o som fofo do Agridoce. “Algumas pessoas se sentiram traídas porque vivem de estereótipos. Chegaram a dizer que perdi a essência e que resolvi surfar numa onda que não é a minha. Que pretensão. Nem eu sei qual é minha onda. Estou sempre aberta ao mistério”, afirma. 

De acordo com Pitty, esse tipo de julgamento não a incomoda. Ela diz que se diverte ao observar antropologicamente os fãs e críticos. “As pessoas têm medo do diferente e querem estar sempre no controle. É engraçado como isso amedronta e dá raiva”, conclui.



(Fonte: Diário de S.Paulo)