11 de agosto de 2011

Chiaroscuro 2 Anos



Após 4 anos sem lançar um disco de inéditas, surge o Chiaroscuro, palavra italiana que significa claro-escuro e se caracteriza pelo uso do contraste entre luz e sombra,também é o nome do quarto trabalho de Pitty, sendo o terceiro de estúdio. A idéia surgiu durante as gravações pois o disco apresenta canções, que ora são mais sutis e sensoriais, ora são mais soturnas e densas.Este, foi o primeiro disco da banda feito ‘em casa’, isso mesmo, foi gravado no estúdio Madeira  montado na casa do baterista Duda, e todo esse processo foi lindamente registrado do DVD intitulado de Chiaroscope. O álbum veio recheado de 11 faixas. As músicas,numa visão geral não diferem muito das temáticas abordadas em seus álbuns anteriores (Admirável Chip Novo-2003 e Anacrônico 2005), apenas mostra uma Pitty mais madura, cheia de vontade de experimentar de tudo um pouco. Como ela mesma declarou o CD é "uma investigação sobre o ser humano como um todo".

E em uma mistura de trabalho com diversão nossos quatro guerreiros Pitty, Martin, Duda e Joe , inovaram tanto no instrumental quando nas composições feitas pela cantora que
são repletas de entrelinhas irônicas e referências literárias, de Dostoiévski, Balzac e Simone de Beauvoir a poemas sobre Esopo, todas trabalhadas em bases rock com soul, tango, bolero e até música erudita. E como o novo sempre assusta, logo surgiram críticas , afirmações sem fundamentos de que Pitty deixará de ser Rock e vendera-se pra indústria musical . Ao que a cantora responde: "Tem gente que ainda acha que pra ser rock basta guitarra distorcida e cara de mau. Não basta. Ah, o tempo...". Segundo ela, as pessoas mais novas acreditam que rock and roll se faz com esses elementos clichês. "Não sei se eu já vivi o suficiente para entender que Billie Holiday é muito mais rock do que um monte de banda que eu vejo surgindo hoje em dia e sendo vendida como tal".

Deste álbum, três músicas ganharam um destaque especial tornando-se singles e sendo reapresentados em vídeo clipes. A primeira delas foi 'Me Adora', inspirado nas produções de Phil Spector para os grupos femininos da Motown (mais especificamente bebendo na fonte de "Be My Baby" das Ronettes) , a música causou uma alvoroço na mídia nacional por conter a palavra foda na letra, ao que Pitty respondeu que só recebeu crítica dos pseudopuritanos: “A maioria entendeu a intenção e a necessidade da palavra ali. Acho engraçado que Lilly Allen canta “Fuck You”, Radiohead diz “you’re so fucking special” e todo mundo acha lindo. Ninguém merece, né? a Lili Ailen canta ‘fuck you’ abertamente e ninguém critica” . O segundo single foi 'Fracasso', música com uma pegada mais Rock N’ Roll de letra tão forte quanto o instrumental, que fala sobre uma diva que se deixa dominar pelo Fracasso, o single logo foi recusado pelas rádios brasileiras,assim como aconteceu com single 'De Você' (2008) jogaram a culpa para as guitarras,enquanto outras foram mais sencionalistas ainda dizendo que não tocariam uma música com este nome em sua programação, mas isso não impediu a divulgação da música no Brasl e o videoclipe ultrapassou 1 milhão de acessos no youtube. E depois foi a vez de 'Só Agora', clipe um tanto quanto leve e sutil, trazendo a amizade como forte tema, a união da cantora e banda, com alguns amigos e familiares registrada de forma bem descontraída.

E é isso o disco é um verdadeiro chiaroscuro, o contraste entre o céu e inferno, bem e mal, doce e azedo, leve e pesado se fazem presente . E hoje 11 de agosto de 2011 ele completa dois anos de muito sucesso, com mais de 80 mil cópias vendidas e muito sucesso.Este álbum acima de tudo registrou o amadurecimente da Pitty como cantora e compositora.Ê orgulho :')


PS: E hoje as 20h, todos no twitter usando a hastag  #CHIAROSCURO2ANOS.
Vamos levar nosso queridinho aos TT's. VEM GENTE \õ/